O Autodesk Revit é um software BIM que inclui recursos para o desenvolvimento de projeto arquitetônico, sistemas elétricos e hidráulicos e engenharia estrutural, ou seja, cria um processo de projeto colaborativo e multidisciplinar.

Com o Revit o arquiteto leva a ideia do projeto conceitual até o detalhamento de sua construção, dentro de um único ambiente de software, otimizando o desempenho da construção e criando visualizações impressionantes.

Diferentemente do Autocad, o Revit é um arquivo de dados que pode ser partilhado entre vários usuários, criando planos, cortes, elevações e legendas, em tempo real. Todos são interligados e se um usuário faz uma mudança de um ponto de vista, os outros pontos de vista são atualizados automaticamente. Para projetar se utiliza objetos 3D como: paredes, pavimentos, tetos, estrutura, janelas, portas e outros objetos, conforme necessário. Geralmente, quando um componente do projeto vai ser visto em mais de um ponto de vista, ele será criado usando um objeto 3D. Os usuários podem criar seus próprios objetos 2D e 3D para modelagem e elaboração de projetos ou importá-los de uma outra plataforma CAD, exemplo DWG, DXF, DGN, SAT ou SKP. Os componentes (objetos 3D) podem ser paramétricos, também chamados de famílias. Eles oferecem um sistema gráfico, aberto para a concepção do projeto e realização da forma, bem como a oportunidade de expressar a intenção do desenho em níveis crescentes, detalhadamente. Você pode usar os componentes paramétricos para as montagens mais elaboradas, sem a necessidade de linguagem de programação ou código.

Sem dúvida, com o uso do Revit, os projetos são otimizados fazendo os clientes economizarem tempo e dinheiro!