Sempre é um assunto delicado comparar programas, pois a resposta de qual o programa é o melhor é uma questão de opinião. Se perguntar para os especialistas do AutoCAD, eles irão elogiar a velocidade para fazer seus desenhos. Caso pergunte aos usuários de Revit, estes dirão o quanto prático e dinâmico é o programa, com relação a interoperabilidade por ser uma ferramenta BIM.

 

Tanto o Revit quanto o AutoCAD têm capacidades de desenho 2D e de modelagem 3D. Contudo a principal diferença entre eles, é que o Revit é uma ferramenta BIM. Caso você não saiba o que é BIM, leia nossa matéria: https://bimsim.com.br/2022/12/13/o-que-e-bim/

 

O BIM cresceu lentamente e hoje é uma tecnológica usada em todo mundo e por vários programas (não apenas no Revit) e quando usado corretamente, faz o cliente economizar dinheiro e os escritório ganhar tempo.

 

Para explicar melhor a diferença entre os programas podemos destacar alguns pontos:

 

1 – Ambos os programas exigem uma assinatura da Autodesk que pode ser paga mensalmente ou anualmente, no entanto, o Revit é o programa mais caro.

 

2- O Revit é uma ferramenta BIM que considera o projeto como um todo, enquanto o AutoCAD se concentra em desenhos individuais.

 

3- O Revit permite um melhor compartilhamento de trabalho melhor, ou seja, mais de uma pessoa pode trabalhar no mesmo projeto e em tempo real.

 

4- O AutoCAD é ideal para desenhos 2D, representando elementos em escala real para o seu projeto. O Revit, no entanto, está muito mais próximo da realidade. Ele pode ser usado para construir componentes 3D com informações da vida real.

 

5- No Revit, todos os arquivos e modelos podem ser vinculados a um arquivo central, de forma que podemos verificar possíveis erros entre eles em tempo real. O AutoCAD segue uma coordenação linear que envolve uma constante ida e volta entre todos os modelos associados.

 

6- Fazer alterações de desenho no AutoCAD é muito demorado, pois ao alterar uma planta por exemplo, temos que alterar todos os cortes de vistas manualmente. No Revit, fazer modificações e alterações é muito mais fácil e os desenhos são todos alterados ao mesmo tempo.

 

7- O Revit permite criar objetos e modelos que contenham informações e dados neles (BIM). Muito parecido com uma biblioteca CAD, mas em um nível totalmente novo. Uma porta, por exemplo, pode ser modelada em 3D, com o detalhamento que você desejar. Em seguida, pode ter todas as especificações relevantes inseridas para ferragens, molduras, acessórios e assim por diante. Parece muito trabalho? Nós do BIM|SIM fazemos isso pra você.

 

Então, apesar dos pontos citados, qual programa é o melhor, é uma questão de gosto, depende muito de como você faz uso dele, para qual finalidade e principalmente se você se sente confortável e familiarizado com ele.